×
SOBRE TRATAMENTOS BLOG CONTATO
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (27) 3534-0345 | (27) 99627-8992

BLOG




Cirurgia refrativa a laser para correção de miopia

Bruno Valbon - 25 abril de 2023

A cirurgia refrativa a laser busca reduzir a necessidade de correção visual com o uso de óculos ou lentes de contato, sendo uma alternativa para quem apresenta problemas visuais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e até mesmo presbiopia (conhecida popularmente como “vista cansada”).

O procedimento é realizado com o uso de lasers que agem na córnea (lente natural dos olhos), modificando seu formato e corrigindo o grau de miopia. São duas as técnicas realizadas pela cirurgia refrativa: PRK (ablação da superfície) e LASIK. Cada uma tem suas próprias particularidades e cabe ao oftalmologista definir qual é a mais indicada para cada paciente.

É importante destacar que nem todos podem se submeter à operação. É necessário ter, no mínimo, 18 anos e passar por uma série de avaliações médicas, como a de estabilidade do distúrbio visual, estado de saúde ocular e geral.

Também é necessário a realização de um teste minucioso que inclui a tomografia de córnea (Pentacam), que vai identificar se o paciente pode operar com segurança e sem risco de ectasia (deformação da córnea após a cirurgia).

Após a cirurgia vou ficar livre dos óculos?

Em mais de 90% dos casos, o procedimento permite independência total dos óculos. Mesmo assim, apesar da diminuição do grau, algumas pessoas podem continuar sentindo necessidade de usar os óculos em algumas situações, como dirigir à noite ou ler um livro, por exemplo.

Recomenda-se que o paciente continue as consultas regulares com o médico oftalmologista, já o exame de rotina consegue prevenir e detectar precocemente doenças mais sérias como o glaucoma, a catarata, o descolamento de retina, entre outras.

 

VISARE - OFTALMOLOGIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS