O anel intraestromal corneano, também chamado de anel de Ferrara, é uma órtese formada por dois semicírculos de espessura variada e 5 mm de diâmetro, confeccionada com polimetilmetacrilato (PMMA), acrílico rígido compatível com o organismo humano.
É uma das opções para o tratamento do ceratocone, doença que deforma a superfície da córnea, fazendo com que ela perca a sua forma circular natural e adquira um formato cônico e irregular, prejudicando a visão.
O anel intraestromal corneano é indicado para pacientes que não apresentaram melhora da visão com o uso de óculos de grau ou lente de contato. Durante o procedimento, o anel intraestromal é implantado dentro da córnea.
Seu objetivo é alterar a curvatura e regularizar a superfície da córnea. Com a cirurgia, os pacientes com ceratocone apresentam melhora da acuidade visual e na qualidade de vida.
Mas vale ressaltar que em alguns casos os pacientes que realizam a implantação do anel de Ferrara continuam precisando usar óculos de grau ou lente de contato após a cirurgia.