A cirurgia refrativa a laser é a subespecialidade da Oftalmologia que trata as alternativas cirúrgicas para a correção do grau de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
Entre as cirurgias de correção visual a laser na córnea destacam-se: Ablação de Superfície, ou PRK, e LASIK. Ambas estão há mais de dez anos entre as cirurgias eletivas mais realizadas no mundo.
As cirurgias refrativas são procedimentos cirúrgicos que buscam reduzir a necessidade de correção visual com o uso de óculos ou lentes de contato. Atualmente, em mais de 90% dos casos, a cirurgia refrativa a laser permite ao paciente independência total dos óculos.
No entanto, cada caso é único e o paciente deve procurar um Oftalmologista para realizar um exame minucioso que inclui, além do exame oftalmológico de base, a tomografia de córnea (Pentacam) que vai dizer se o paciente pode operar com segurança e sem risco de ectasia (deformação da córnea após a cirurgia).
Com o avanço da tecnologia, aumentam as chances de resultados positivos e baixos índices de complicações após a cirurgia refrativa a laser. Porém, cada técnica tem suas vantagens e deve ser discutida com o seu médico.
Em muitos casos, o paciente não pode fazer a Lasik por apresentar córnea fina e irregular e, assim, opta-se pela segurança com a PRK. Por isso a importância de realizar exames criteriosos como a tomografia de córnea.